

Voluntariado
Projeto Mão Solidária - Voluntariado para a Terceira Idade
Encontre um lugar para a sua vontade de ajudar, junte-se a nós tornando-se voluntário para apoiar idosos que necessitam da sua companhia e atenção.
Você Faz-nos Falta!
A Santa Casa da Misericórdia de Lagos, para cumprimento dos seus fins estatutários, dispõe de uma vasta e diversificada rede de serviços e equipamentos dirigidos à Comunidade local, abrangendo com maior incidência o acompanhamento da população idosa.
A existência de idosos em situação de dependência que necessitam diariamente de prestação de cuidados básicos ao nível da higiene, alimentação, bem como palavras de conforto, e companhia permanente é um facto, até porque a velhice é, sem dúvida uma fase de vida de desestruturação a vários níveis, acabando por se perder algumas capacidades físicas e mentais, bem como referências sociais e familiares. No entanto, não podemos entender este fenómeno só como sinónimo de perda de qualidades e regressão, nesta fase é importante centrar a atenção não naquilo que se vai perdendo, mas naquilo que se continua a ganhar.
Neste sentido, o voluntariado surge com a finalidade de promover a melhoria da qualidade de vida da população idosa, desenvolvendo um trabalho que se situa numa linha de complementaridade do trabalho profissional, até porque a própria Instituição reúne condições que podem proporcionar uma experiência muito gratificante a quem, generosamente deseja intervir ao serviço desta comunidade.
O objetivo do projeto Mão Solidária é apoiar, através de acções de voluntariado, idosos que se encontrem autónomos e em situação de maior dependência, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida.
O projeto abrange utentes que se encontram nas valências de Centro de Dia e internamento do Lar José Filipe Fialho e Lar Rainha D. Leonor da Santa Casa da Misericórdia de Lagos.
Este projeto Solidária enquadra-se no “Programa + Voluntário” que visa estimular a população do concelho de Lagos para a participação cívica em projectos sociais.
Destina-se a toda a população do concelho de Lagos, a partir dos 18 anos, que desejem, actuar de forma livre, gratuita, responsável, comprometendo-se de acordo com as suas aptidões e interesses, no seu tempo livre, a desenvolver acções socialmente úteis, no âmbito dos fins estatutários da instituição, não podendo que qualquer circunstância substituir profissionais, nem ocupar postos de trabalho.
Inscrição
As inscrições são efectuadas na recepção do Lar José Filipe Fialho, e Lar Rainha Dona Leonor, ou nas instalações do Espaço Jovem, dentro do horário normal de expediente dos mesmos. Poderão também ser efectuadas por e-mail, através do preenchimento da ficha de inscrição disponível on-line, no site: http://espacojovemlagos.wordpress.com/blvlagos/
A inscrição concretiza-se mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição e entrega dos seguintes documentos:
- Bilhete de Identidade/ Cartão de Cidadão
- 1 Fotografia tipo passe
- Curriculum Vitae (caso se justifique)
Colocação e Selecção
1- Compete à Santa Casa da Misericórdia de Lagos, promover a inscrição dos indivíduos, no momento em que se candidatam ao projecto numa determinada área de intervenção, sempre que estes se dirigiram à Instituição.
2- Caberá igualmente ao Espaço Jovem – Câmara Municipal de Lagos, o encaminhamento de situações de voluntários, caso os indivíduos se desloquem a esse local para efectuar inscrição.
3- A selecção e admissão ficam a cargo, da SCMLagos, através da realização de uma entrevista de recrutamento, sendo validada pela Mesa Administrativa, mediante parecer do responsável do voluntariado ou respectiva equipa.
4- A selecção terá em conta os seguintes critérios: sentido de responsabilidade, preocupação e interesse pelos outros, decisão livre e apoiada em motivações sociais e pessoais, disponibilidade para fazer formação, harmonização da prática do voluntariado com a cultura e os objectivos da instituição; bem como a assunção de um compromisso de regularidade na prestação da colaboração.
Direitos dos Voluntários
-Ter acesso a um programa de voluntariado;
-Ter acesso a formação inicial e contínua, tendo em vista o aperfeiçoamento do seu trabalho voluntário;
-Dispor de um cartão e pólo de identificação;
-Beneficiar de um seguro de cobertura de riscos e prejuízos;
-Exercer o trabalho de voluntário em condições de higiene e segurança;
-Poder almoçar/ou jantar aquando do exercício do trabalho de voluntariado;
-Poder participar no almoço natalício promovido pela Instituição;
-Dispor de um espaço para colocação dos seus objectos pessoais quando do desenvolvimento do trabalho no interior da instituição.