A Santa Casa da Misericórdia de Lagos é uma instituição de caridade e assistência social, de fins filantrópicos e de utilidade pública, equiparada a Instituição Particular de Solidariedade Social.
Constituída na Ordem Jurídica Canónica, trata-se de uma associação de fiéis que surgiu com o objetivo de satisfazer as carências sociais e de praticar atos de culto católico.
A Misericórdia de Lagos é uma das mais antigas do país. Tradicionalmente, celebra-se a sua fundação a 2 de julho de 1498. Porém, esta data suscita algumas dúvidas por ser anterior à fundação da Misericórdia de Lisboa.
Ao longo dos séculos, a Misericórdia dedicou-se fundamentalmente à área da saúde, com o Hospital da Santa Casa da Misericórdia que, em 1975, foi nacionalizado. Desde então, a Misericórdia passou a desenvolver respostas sociais, nomeadamente lares para idosos e estruturas de apoio às crianças.
Atualmente, a Misericórdia de Lagos desenvolve a sua atividade nas áreas da saúde e de apoio a pessoas idosas e a crianças.
Em 1991, a Misericórdia de Lagos recebeu a Medalha de Mérito Municipal (Grau Ouro), atribuída pela Câmara Muncipal de Lagos, devido ao papel social que tem desempenhado ao serviço da comunidade lacobrigense.
Em 1998, no ano de comemoração dos seus 500 anos de História, a Misericórdia de Lagos recebeu, da Misericórdia de Lisboa, o Medalhão de Honra - Prata - como testemunho de apreço e reconhecimento.