- Nota de Pesar
- Nota de Pesar
- Programa de Ação e Orçamento para 2026
- Atualização - Nota Informativa - Lar São João Batista
- Nota Informativa - Lar São João Batista
- Relatório de Atividades e Contas do Exercício de 2024
- Programa de Ação e Orçamento para 2025
- Resultados da Assembleia Geral Eleitoral
- Eleições para os Órgãos Sociais 07/12/2024
Apresentação do Projeto
O projeto “Lembra-te de mim”, surge com o objetivo de contribuir para a inclusão e promoção dos direitos dos utentes com Demência, bem como para o apoio e valorização dos familiares e profissionais que lhes prestam cuidados, através de uma intervenção pluridisciplinar.
O projeto assume como estratégia de intervenção os domínios:
- Intervenção multidimensional para utentes com demência;
- Intervenção psicoeducativa com cuidadores informais/família;
- Sensibilização/ Formação dos profissionais e comunidade em geral.
A intervenção multidimensional é direcionada para os utentes da SCMLagos com Demência ou deterioração cognitiva, de todos os equipamentos sociais.Consiste em sessões semanais junto destes utentes, para estimular os domínios cognitivo, sensorial e motor. Esta intervenção não-farmacológica é baseada na hipótese de que a prática regular de determinadas tarefas podem melhorar, ou pelo menos manter as funções da pessoa com demência.
A SCMLagos ganhou o prémio da Missão Sorriso, que consistiu em equipar uma sala de Estimulação Sensorial, no Equipamento Social JFF, a sala Zoe, de forma a responder às necessidades dos utentes com Demência.
Atualmente estão a ser comtemplados 54 utentes da SCMLagos, distribuídos pelos 7 equipamentos da Instituição.
Intervenção Multidimensional
As sessões de Estimulação Cognitiva e Motora têm como principal objetivo estimular o Tónus Muscular, a Perceção Sensorial, o Sentido Cinestésico, as Praxias, a atenção, a linguagem verbal e não-verbal, as relações interpessoais, as funções executivas, o processamento informacional e a capacidade de memorização e concentração.
Nestas sessões são realizadas atividades de orientação espaço-temporal (saber localizar-se no tempo e no espaço); atividades de memória (atividades que visam estimular e aumentar a capacidade de memorização do utente); atividades para estimular a linguagem (linguagem verbal e linguagem não-verbal, escrita, leitura, cálculo, expressar emoções e sentimentos); atividades de Praxia Fina (jogos de encaixe ou enfiamento de forma a estimular a precisão manual, a coordenação visuo-motora e a rapidez psicomotora); atividades que estimulam as gnosias (estimular a capacidade de perceção, reconhecimento e associação de objetos/imagens/sensações, realização de puzzles) e atividades motoras (treino de marcha, mobilizações passivas, momentos de relaxação e descontração).
A Estimulação Sensorial é uma terapia que promove a estimulação dos sentidos primários que, ao acionar o cérebro através da ativação dos estímulos, permite relaxar, redescobrir o próprio corpo, melhorar a comunicação interpessoal, controlar a dor e o desconforto físico e melhorar a memória e a atenção, sendo indicada para utentes que se encontram em processos demenciais.
Estas sessões, dinamizadas por uma Psicomotricista, utilizam materiais sensoriais (luz, sons, cores, texturas e aromas) onde os objetos são tocados, admirados e explorados. São estimulados os 5 sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) através de sensações agradáveis. Promove momentos de relaxamento e lazer, alivia a dor e facilita a aprendizagem ou descoberta de emoções e reações.
As sessões são sessões semanais, em grupo ou individuais, com os utentes sinalizados.